Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira

O Ministério da Saúde anunciou que a campanha nacional de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, e segue até 1º de junho, para grupos considerados prioritários.

Devem se vacinar, num primeiro momento, professores das redes pública e privada, pessoas com 60 anos ou mais, crianças entre seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto e pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, além de obesos e diabéticos).

Para receber a vacina basta se deslocar até o posto de saúde mais próximo munido da carteirinha de vacinação e de um documento pessoal.

Além destes grupos, recebem vacinas também indígenas, diretamente nas aldeias; profissionais de saúde, nos próprios locais de trabalho; e a população privada de liberdade.

Mesmo quem tomou a vacina no ano passado, deve receber a imunização, pois o vírus da gripe têm uma alta capacidade de mutação.

Quem não faz parte dos grupos prioritários, mas deseja se vacinar, deve procurar uma clínica particular. O preço varia de 100 a 200 reais.

Como evitar a gripe
— Evite apertar a mão das pessoas enquanto estiver com gripe. Quem tem gripe costuma coçar o nariz e passar o vírus para a mão;
— Lave as mãos com álcool ou sabonete;
— Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca. Mesmo em dias gelados, deixe as janelas abertas, ao menos quando você não está em casa, para o ar circular;
— Não use lenços de pano para assoar o nariz. Opte por descartáveis;
— Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, escova de dentes ou toalha;
— Ao espirrar, tape a boca na dobra do cotovelo em vez de usar a mão;

Diferentes tipos de gripes
Entenda os diferentes tipos de gripes que circulam pelo Brasil. Veja aqui.


Compartilhe!