Categorias: Notícias

Confiança do consumidor é a maior desde janeiro de 2014, diz CNI

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 2,7% no último mês e alcançou 113,6 pontos em novembro, o maior valor desde janeiro de 2014.

Foi a quinta alta consecutiva do indicador, que está 5,8 pontos acima da média histórica, que é 107,8 pontos. Os dados são da pesquisa divulgada hoje (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O INEC deste mês é 12,5% maior do que o registrado em novembro do ano passado. Para a CNI, essa melhora da confiança é fundamental para o crescimento econômico, já que consumidores mais confiantes têm mais disposição para comprar, gerando aumento da demanda, da produção, do emprego e dos investimentos.

De acordo com a confederação, o aumento do INEC é resultado, especialmente, da melhora das perspectivas dos brasileiros sobre a inflação e o emprego. O indicador de expectativas para a inflação subiu 8,6% o de desemprego aumentou 6,5% em relação a outubro. Quanto maior o indicador, maior é o número de pessoas que espera a queda da inflação e do desemprego nos próximos seis meses. Na comparação com novembro do ano passado, o indicador de expectativas de inflação subiu 25% e o de desemprego cresceu 19,1%.

O indicador de expectativa de renda aumentou 3,3% em relação a outubro e registra um crescimento de 17,9% frente a novembro do ano passado, mostrando que os brasileiros esperam o aumento da renda pessoal nos próximos meses. Além disso, o indicador de endividamento subiu 1,1% frente a outubro e está 15,8% maior do que o do mesmo mês de 2017, o que mostra que os brasileiros estão menos endividados.

Fonte: Agência Brasil


Advertisement

Artigos Recentes

Vendas do Natal devem garantir crescimento de 5% no varejo paulista

Comércio deve atingir R$ 91 bilhões em faturamento neste ano. Ver Mais

5 meses atrás

Ministério confirma cinco casos da variante Ômicron no Brasil

Pasta informa que há outros oito casos sob investigação Ver Mais

5 meses atrás

Como mandar currículo para trabalhar no Poupatempo de Mauá

Saiba como participar do processo seletivo da rede. Ver Mais

9 meses atrás

Moradores de Mauá também vão receber o vale gás; saiba quem tem direito

Famílias terão acesso a três parcelas bimestrais do benefício. Ver Mais

11 meses atrás

Prefeitura de Mauá abre concurso público para 542 vagas

Conheça os cargos disponíveis e saiba como participar do certame. Ver Mais

1 ano atrás